Skip to content

Profissionalização

7 de janeiro de 2014

Eloá Gonçalves fez graduação e mestrado em música popular pela Unicamp, e hoje toca piano com a cantora Sandy

“Nem tinha na cabeça a ciência de que existia esse meio acadêmico como forma de trabalho”, afirmou Eloá Gonçalves. Para ela, além da base teórica e da orientação para a técnica de produção de arranjos, o curso superior também permite ao estudante conhecer “muito músico bom e ter contato com muita gente”.

Hoje, além de fazer parte do quinteto Algaravia, que faz releituras de músicas clássicas, Eloá acompanha a cantora Sandy Leah em shows pelo Brasil. Ela participou também da gravação do primeiro disco solo da cantora, trabalho que conseguiu depois que Lucas Lima, marido e diretor musical do disco da cantora, a viu tocando na faculdade. “Ele fez composição na Unicamp, entrou no mesmo ano que eu”, contou ela.

Segundo Eloá, muitos de seus colegas hoje trabalham com MPB ou optaram apenas por atuar na música clássica ou instrumental, mas alguns já acompanham bandas de axé, duplas sertanejas e rock nacional. “Infelizmente no Brasil a gente não tem público para consumir música erudita e instrumental, o músico que quer trabalhar como músico precisa atuar em vários campos diferentes.”

A Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) emite quatro tipos de carteira profissional:

1) Bacharel em música
2) Técnico em música
3) Músico aprovado por uma banca examinadora da OMB
4) Músico prático

Perfil:

Eloá Gonçalves, de 26 anos, concluiu recentemente seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começando a tocar teclado aos 8 anos e, aos 14, passou a ter aulas particulares de piano erudito, única opção disponível na pequena cidade em que cresceu. A opção pela faculdade ela fez ao terminar o ensino médio, quando começou a se interessar por jazz e foi aprovada no vestibular do curso de música popular da Unicamp, um dos poucos no Brasil a oferecer uma formação específica na área.

*Fonte: G1

Outros termos do Glossário Musical:

Musicoterapeuta

Profissão: Músico

Forma-Sonata

Concerto

Música de Câmara

Prática de Conjunto

Orquestra

Maestro

Solista

Spalla

 


Assuntos relacionados

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Comente

requerido

requerido

Opcional