Skip to content

PAIS- Ajudem seus filhos a desenvolver bons hábitos de estudo, saiba como….

31 de março de 2016

Muitas dos pais de alunos que ingressam na Academia de Música Guaira perguntam sobre como agir em relação ao estudo de música dos alunos: neste sentido é importante esclarecer alguns pontos antes de dar dicas de coimo auxiliar na dinâmica de estudo dos mesmo:

1-ressaltamos sempre a importância de que ao matricular seu filho no curso de música (ou em qualquer que seja o curso) é necessário sua dedicação e frequência.  Temos verificado na prática que alguns pais já passam a ideia de que este é um curso para lazer e como tal é para se divertir e como tal não gera compromisso……todo curso tem investimento e quanto mais próximo o aluno estiver do instrumento mais habilidades ele terá e com isto mais motivado ele estará….portanto trabalhamos com um ciclo: quanto mais dedicação e assiduidade às aulas mais motivação, mais prazer em fazer música, mais fácil aprenderá, mais músicas fará, mais motivado estará…….

2-uma vez assimilado que há importância em ter um estudo frequente, vem sempre a dúvida de como começar a fazer isto ou como introduzir isto à seus filhos:

Seguem algumas dicas para os pais e para alunos já independentes:

Todos sabemos quanto é difícil ter a prática diária em nosso instrumento, sabemos que sempre tem algo para nos atrapalhar, ou nos distrair. Com as crianças então, nem se fala, como conseguir que elas estudem seus instrumentos sem reclamar, sem gritar ou chorar ?

a- quanto tempo estudar?

se você ainda não tem essa prática de estudar todos os dias, é muito importante que comece com um pequeno tempo de estudo, se você não é profissional, ou não está estudando para nenhum concurso, então   você pode começar com apenas 10 minutos, e se for uma criança,  com apenas 3 ou 5 minutos, dependendo da idade. Escolha um tempo de estudo que você vai conseguir cumprir facilmente. Um dos maiores erros, é começar a estudar  já começar com 1 hora ou 30 minutos, você se cansa, e no outro dia acha que não há necessidade de estudar novamente. O desenvolvimento acontece quando há a prática diária. Estudar pouco tempo diário e com qualidade.

b- local adequado para estudar e como estudar?

Escolha um mesmo local para estudar todos os dias, estabeleça como um ritual. isto vai  ajudar. Procure um local tranquilo, sem barulho, sem distrações, se você usa Smartphone, computador, etc . Então se proponha a naqueles 10 minutos de estudos, desligar tudo, avise a outras pessoas que moram com você, que se alguém ligar para você, que anotem o recado e depois você liga, pois aquele é o seu momento de estudo. Com as crianças é muito importante você se sentar no mesmo lugar, e a criança também estar no mesmo lugar, isso facilita a concentração delas. Tenha já no início do estudo, tudo o que você vai precisar, seja lápis, borracha, métodos, gravações, de aulas, ou músicas que precisa ouvir, para que você não precise se distrair com nada na hora de estudar. …

c-após o  estudo crie uma recompensa para voçe ou para seu filho

Recompense o seu trabalho duro, ou de seu filho, de maneira positiva, elogie a criança após o fim do estudo, ou se você é adulto, coloque no seu planejamento fazer algo que você goste após o estudo, como entrar na internet, deitar e assistir TV, fazer uma caminhada, comer algo que você goste, isso fará com que seu cérebro automatize bons hábitos, assim o seu cérebro vai te ajudar a estudar, ter concentração, pois estudos comprovam que seu cérebro grava uma mensagem, que depois daquele esforço sempre vem uma recompensa, e isso facilita a você criar o hábito de estudar. Cuidado com as recompensas, que não vão afetar sua saúde, nem criar um hábito de que só porque a criança estudou, ela merece algo em troca, está não é a idéia. Pense sempre em algo simples, sem muito valor, mas que te traga prazer.

compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões:

guairamusica@gmail.com

abraços

 

 

 


Assuntos relacionados

Comentários

Não há comentários.

Trackbacks

Não há trackbacks.

Comente

requerido

requerido

Opcional