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Musicalização Infantil

DADOS GERAIS:

Hoje em dia, muito se fala da importância do estudo da informática, do inglês, da natação, desde a mais tenra idade, pois estudos mostram que o cérebro precisa de estímulos para se desenvolver e se formar. Isso não quer dizer que “forçamos” a criança a aprender precocemente (numa espécie de corrida contra o tempo), e sim que quanto antes o estímulo for dado, mais instrumentalizada e preparada para etapas posteriores ela estará, desde que respeitadas as fases de sua evolução.

 

Para que musicalizar as crianças?

Para despertar e desenvolver o gosto pela música, e demais formas de expressão artísticas, através da construção do conhecimento musical, e contribuir para a formação global da criança, uma vez que a música além de forma de expressão e linguagem é um caminho secundário para o desenvolvimento de outras habilidades, como o perceptivo-motor e o raciocínio lógico-matemático.

 

 

LEIA É IMPORTANTE
O “fazer musical” tem que ser prazeroso, mas exige disciplina. Leva ao desenvolvimento da atenção e da concentração, melhorando o desempenho em outros setores, como no aprendizado de novos idiomas, habilidade com números e cálculos (raciocínio lógico), além da destreza manual (como no caso dos cirurgiões que estudam um instrumento musical para desenvolver a imprescindível motricidade fina). É a o que chamamos de inteligências múltiplas.”De fato, o desafio da educação musical é respeitar e construir sobre as habilidades e o entendimento da música da própria criança pequena, em vez de simplesmente impor um currículo projetado principalmente para assegurar performances musicais adultas competentes. A pronta exploração de segmentos e o senso intuitivo da forma e contorno de uma peça são experiências preciosas que não deveriam ser desconsideradas se desejamos que um desabrochar completo de talento musical ocorra posteriormente na vida.” (Howard Gardner).

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COMO SE INSCREVER NA ACADEMIA DE MÚSICA GUAIRA:

Dividimos o curso em etapas (por faixa etária), para melhor atender as necessidades de cada criança e desta forma estimular e trabalhar adequadamente cada idade.

  • ETAPA I 
  • ETAPA II
  • ETAPA III

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  • ETAPA I

Musicalização para bebês I : de 6 meses a 1 ano – (ver grade disponível)

Musicalização para bebês II : de 1 ano a 2 anos – (ver grade disponível)

Musicalização para bebês III : de 2 anos a 3 anos – (ver grade disponível)

Todos estes grupos acima precisam da presença da mãe acompanhando as aulas.

 

OBJETIVOS GERAIS:

 A partir de seis meses os pequeninos já podem se beneficiar das aulas de música na Escola Guaíra. Estarão acompanhados de sua mãe ou pai ou alguém responsável, o qual com habilidade e principalmente disposição e alegria interagirá com a criança e os demais coleguinhas.

  • trabalhar e explorar a voz  tanto no falar quanto no cantar.
  • desenvolver e cultivar na criança o prazer de ouvir e fazer música
  • estimular a coordenação motora dos membros inferiores e superiores (movimentos dos grandes músculos) – exercícios psicomotores, visando desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de expressão corporal, facial, verbal, musical e o reconhecimento do esquema corporal, discriminando estímulos táteis, visuais e auditivos, relacionando objetos por sua semelhanças e diferenças e aguçando a curiosidade da criança

 

DINÂMICA DAS AULAS:

- 40 minutos semanais

- grupos de até 5 crianças

- pode haver um segundo professor auxiliar para colaborar nas aulas.

 

DIDÁTICA:

Este trabalho será realizado utilizando música erudita (Bach e Mozart inicialmente e depois outros compositores), música instrumental, cantigas de roda, cantigas de ninar, marchas, pequenas histórias além de composições próprias das professoras. O estímulo auditivo e as características do som são trabalhados em todas as etapas fazendo a criança perceber o som do mundo que a rodeia e do próprio corpo.  por estar na fase sensório-motora, a criança descobre e sente o mundo a sua volta através dos sentidos que são amplamente trabalhados em vários tipos de atividades. A criança deve se expressar pela música tocando, cantando, criando e movimentando-se livremente . Deve trabalhar  o relaxamento e respiração corretos.

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ETAPA II

Pré-Iniciação musical I : de 3 anos a 4 anos – (ver grade disponível)

Pré-Iniciação Musical II : de 4 anos a 5 anos- (ver grade disponível)

Para estas turmas as mães não participam junto com as crianças.

 

OBJETIVOS GERAIS:

Durante toda esta etapa se desenvolverá na criança o prazer de ouvir através de jogos e brincadeiras ritmicas próprias à faixa etária.

Vivenciar as qualidades do som, explorando ao máximo o trabalho de livre expressão e criação.  A criança deve desenvolver nesta etapa  noções de lateralidade, de tempo e espaço e psicomotricidade, condições necessárias ao estudo de um instrumento musical.

 

DINÂMICA DAS AULAS:

- 50 minutos semanais

- grupos de até 5 crianças

- pode haver um segundo professor auxiliar para colaborar nas aulas.

 

DIDÁTICA:

Explorar através dos sentidos descobrindo e vivenciando como na etapa anterior pois a percepção ainda está apoiada em sensações. Utilização de simbolos,  criatividade.em atividades específicas apoiadas na imaginação e afetividade. Trabalho motor e espacial.  Trabalho da coordenação viso-motora.

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ETAPA III

Iniciação Musical I :  de 5 anos a 6 anos (ver grade disponível)

Iniciação Musical II :  de 6 anos as 7 anos (ver grade disponível)

 

OBJETIVOS GERAIS:

Aos 5/6 anos a criança já estará apta a fazer a iniciação musical num instrumento escolhido, sem esquecer no entanto que, o desenvolvimento da criança para que seja total, exige do profissional, que trabalhe a parte psíquica, motora, sensorial, criativa, afetiva, racional e social da criança, num ambiente repleto de musicalidade.

 

DINÂMICA DAS AULAS:

- 50 minutos semanais

- grupos de até 5 crianças

- pode haver um segundo professor auxiliar para colaborar nas aulas.

 

DIDÁTICA

Utilização do piano com exercícios e brincadeiras mostrando noções elementares de teoria musical, leitura relativa de melodias (parte ritmica e melódica). Trabalho do ritmo com a voz falada ou cantada. Utilização do canto e da flauta doce. Ler e interpretar melodias simples cantando, tocando, percebendo> Trabalhar a apreciação musical.