Skip to content

Violino

Violino

No curso de violino trabalha-se a técnica de formação do violino de forma natural, gradativa e agradável, adequando o repertório as diversas idades e interesses. O repertório a disposição é vasto criativo e expressivo e estimula tanto apresentações em conjunto quanto a de solistas. As técnicas pedagógicas, adaptadas a cada realidade e visando uma formação globalizada, são elaboradas para cada aluno utilizando métodos e artifícios modernos, com a finalidade de manter o interesse e prazer do aluno pelo instrumento e pela música, e assim contribuir na elevação de sua auto-estima e formação cultural completa. O aprendizado será aprofundado na medida do interesse e da evolução do aluno no instrumento.

Com que idade começar?

É possível estudar violino a partir de 4 anos de idade até a idade adulta. Qualquer pessoa pode aprender violino. Não há limite de idade pois as aulas são preparadas de acordo com cada aluno, idade e interesses.

Método Suzuki

As crianças já desde os 4 anos podem aprender violino graças a metodologia Suzuki, que consiste numa aprendizado auditivo mais sistemático. Este método envolve o compromisso do pai ou mãe ou outro responsável nas aulas e no acompanhamento dos estudos em casa.

Se não houver esta possibilidade dos pais, o ideal é que a criança frequente a musicalização até por volta dos 6 anos e então inicie as atividades mais direcionadas ao violino. Desta maneira o aluno vai poder desenvolver-se musicalmente do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-se capaz de expressar-se através da música. O aluno desenvolverá repertório condizente com a idade e gosto musical e será orientado pela coordenação pedagógica da escola, nos passos e ações a serem seguidas na formação de um músico profissional ou de um ouvinte ativo.

Adultos

Sem limite de idade, qualquer pessoa pode aprender violino e desenvolver sua musicalidade, tornando-se mais sensível e um bom ouvinte. O repertório escolhido segundo necessidades ou  sentimentos que lhe proporcionam, será trabalhado sem uma preocupação futura de formação profissional.

Formação

Para a formação profissional o aluno terá que vencer 4 fases (preparatório; básico; intermediário e avançado). Este tempo de formação é distribuído em módulos anuais. O tempo de formação depende do aluno e de sua dedicação ao estudo do instrumento.