Skip to content

Violão

No curso de violão trabalha-se a técnica de formação do violão de forma natural, gradativa e agradável, visando o aumento da auto-estima e o prazer de tocar um instrumento musical. A técnica  adequada às diversas idades e interesses não faz distinção entre música clássica ou popular e os conteúdos abrangem a prática de acordes, leitura de partituras e de tablaturas. O repertório é vasto criativo e expressivo e estimula tanto apresentações em conjunto, duplas e solos. A medida que o aluno evolui no aprendizado musical outros conteúdos podem ser acrescentados, aumentado assim a formação cultural do aluno, desde que mantidos o interesse pela música e o prazer pelo instrumento. Muito comum é o aluno se interessar por aulas de canto (técnica vocal) pois ele é estimulado a cantar enquanto toca.

Com que idade começar?

A partir de 7 anos, qualquer pessoa pode aprender violão. Não há limite de idade. O ideal é que a criança tenha frequentado o curso de musicalização pois as aulas são preparadas de acordo com cada aluno e nas crianças dão continuidade ao conteúdo aprendido no período da musicalização. Desta maneira o aluno vai poder desenvolver-se musicalmente do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-se capaz de expressar-se através da música através de um repertório condizente com a idade e gosto musical.

Adultos

Sem limite de idade, qualquer pessoa pode aprender violão e desenvolver sua musicalidade, tornando-se mais sensível e um bom ouvinte. O repertório escolhido segundo os interesses e  sentimentos que lhe proporcionam, será trabalhado sem a preocupação futura de formação profissional.